SAMU 192: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

14-04-2013 10:34

O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde. Criado em 2003, pela Portaria 2.048, baseou-se no modelo Francês (presença obrigatória de um médico quando o suporte é avançado) e teve influência do modelo Americano (formação profissional com adaptação brasileira, exceto quando o uso de paramédicos em suporte avançado, pois não há esse profissional no Brasil¹. O serviço é um dos componentes da Política Nacional de Urgências, do Ministério da Saúde. O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer "lugar (cenário)":

  • Residências
  • Locais de trabalho
  • Vias públicas

Como proceder à chamada?

Para que o Samu possa funcionar de forma apropriada é importante que você saiba utilizar o serviço. Ele deve ser acionado somente quando exister uma situação de urgência. Evite sobregarregar o sistema com outros problemas que não se caracterizam como tal. Oriente as pessoas, em especial as crianças, para que não façam trotres com este serviço.

  • Se você identificar uma situação de urgência, disque 192. A ligação é GRATUITA.
  • Identifique-se e diga qual é o problema que está ocorrendo com o paciente (ou vítima).
  • Responda as perguntas efetuadas pela operador de telfonia de forma correta. Forneça: endereço completo, indicando pontos de referência de como chegar mais rapidamente.
  • Quando estiver conversando com o médico procure informar para o mesmo, quem é a vítima, sua idade e o sexo. Faça observações também sobre doenças e medicações. Verifique ainda se a pessoa está acordada ou desacordada (para saber o nível de consciência), além de transmitir outras informações.
  • Em caso de acidente, identifique quantas vítimas têm no local, se existe alguma pessoa "presa nas ferragens" e como e o que de fato acorreu. Siga os conselhos orientado pelo Médico Regulador, enquanto aguarda a chegada do socorro.
  • Solicita uma outra pessoa para esperar e sinalizar para a ambulânicia quando a mesma estiver chegando ao local.
  • Qualquer nova informação ligue novamente para o SAMU 192.

Quando chamar o SAMU?

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratório.
  • Em casos de intoxicação exógena.
  • Em caso de queimaduras graves.
  • Na ocorrência de maus tratos.
  • Em trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto.
  • Em caso de tentativa de suícidio.
  • Em crises hipertensivas (Presão Alta).
  • Quando houver acidentes/trauma com vítimas
  • Em caso de afogamento.
  • Em casos do choque elétrico.
  • Em acidentes com produtos perigosos.
  • Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

A Política Nacional de Atenção as Urgências

Tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no SUS. Suas diretrizes são: a UNIVERSALIDADE, a INTEGRALIDADE, a DESCENTRALIZAÇÃO, ao lado, da HUMANIZAÇÃO (HUMANIZASUS), a que todo cidadão tem direito.

A Política tem como foco cinco grandes ações:

  • Organizar o atendimento de urgência nos Pronto-Atendimentos, Unidades Basicas de Saúde e nas equipes do Programa de Saúde da Família;
  • Estruturar o Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (SAMU 192);
  • Reorganizar as grandes urgências e os Prontos-Socorros em hospitais;
  • Criar retaguarda hospitalar para os atendimentos nas urgências; e
  • Estruturar o Atendimento Pós-Hospitalar.

 Fonte: https://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=35632

¹Livro da Editora Rideel SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, 2ª edição revisada e atualizada, 2012. CORDOBA, Elisabete.