Breve história

Em 24 de maio de 1844, Samuel Morse enviava sua primeira mensagem pública por meio de uma linha telegráfica entre Washington e Baltimore, inaugurando com este simples ato a era das telecomunicações. Aproximadamente dez anos depois, o telégrafo já era um meio utilizado pelo grande público, porém, as linhas telegráficas não atravessavam as fronteiras nacionais. Cada país utilizava um sistema diferente pelo qual as mensagens eram transcritas e traduzidas antes de serem transmitidas pela rede telegráfica do país vizinho.

Dada a lentidão e as dificuldades operacionais desse sistema, muitos países decidiram estabelecer acordos que facilitassem a interconexão das redes nacionais. A contínua expansão das redes de telégrafos em um número crescente de países finalmente resultou na reunião de 20 Estados com o objetivo de formar um acordo-marco de interconexão internacional. Na ocasião, o grupo acordou normas comuns para facilitar a interconexão internacional e também estabeleceu regras de funcionamento que deveriam ser respeitadas pelos países.

Em 17 de maio de 1865, após dois meses e meio de negociação entre os 20 Estados, foi assinada em Paris a primeira Convenção Internacional do Telégrafo e foi criada a União Internacional do Telégrafo para facilitar eventuais alterações futuras ao acordo inicial. Anos depois, a organização passou a se chamar União Internacional de Telecomunicações e hoje, 145 anos após sua criação, a organização é formada por 192 Países Membros e mais de 700 Membros de Setor e Associados (setor público e privado incluindo universidades e centros de pesquisas). A sede da UIT fica localizada em Genebra na Suíça e a UIT possui Escritórios Regionais e Escritórios de Área em todo o mundo.