Período da Empres Brasileira de Correios e Telegráfos 2000-2008

Ano 2000
Inauguração, em 3 de abril, da primeira agência do Banco Postal em Sooretama-ES, e posteriormente, inauguradas unidades em Primavera e Tacaimbó-PE, estendendo, assim, a prestação de serviços bancários básicos a milhões de brasileiros que viviam à margem do sistema financeiro tradicional.

Foi realizada em Salvador-BA, entre os dias 11 e 14 de abril, a XVII Exposição Filatélica Luso-Brasileira – LUBRAPEX 2000 – da qual participou toda a comunidade lusófona em homenagem aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Na ocasião foi lançado o primeiro selo postal personalizado, com reprodução de foto. O selo podia ser utilizado para o envio de cartas nacionais e internacionais.

Inaugurado, em 12 de abril, o Centro de Memória e Cultura dos Correios no Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador-BA, viabilizou a revelação de novos talentos artísticos, a itinerância de exposições entre os espaços culturais da ECT de todo o País e parcerias com outras instituições.

Lançamento, em 8 de maio em Pernambuco,do programa “Sou Dono da Terra e do Futuro” com o objetivo de desburocratizar a entrega dos títulos de domínio da terra a agricultores assentados, instituindo, desta forma, a cidadania nos assentamentos rurais.
Inauguração, em 19 de maio, do novo Centro de Operações Postais de São Paulo, o que aumentou a produtividade e a precisão nos serviços de triagem, assegurando maior agilidade, qualidade e segurança ao tratamento de objetos postais.

Inauguração, em 26 de maio, do Centro de Operações Postais de Bauru-SP cujas instalações tinham, na ocasião, capacidade para realizar o tratamento de 520 mil objetos postais por dia, alcançando 108 cidades da região com 20 linhas de transporte.

Lançamento, em 19 de junho, da Campanha Nacional Antidrogas, reafirmando o compromisso social dos Correios junto ao povo brasileiro./p>

Inauguração, em 10 de julho, na Agência Adolfina de Pinheiros, bairro de Pinheiros-SP, o primeiro quiosque de acesso público à Internet, constituindo mais um passo dos Correios com vistas à universalização dos serviços postais.
No mesmo dia, outros 99 quiosques passaram a funcionar em outras localidades dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, possibilitando o acesso do cidadão às informações sociais de seu interesse nas áreas de educação, saúde, previdência, etc.

O Projeto Carteiro Amigo, campanha de incentivo ao aleitamento materno, lançada em 4 de outubro de 1999 no Rio de Janeiro, foi contemplado com o Prêmio TOP SOCIAL 2000 concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Da mesma Associação os Correios receberam o troféu Top de Marketing 2000 pelo case Correios On Line: a agência dos Correios em sua casa. Ainda pela ADVB a ECT recebeu o prêmio Top de RH como resultado da implantação do Programa Gestão de Produtividade aplicada aos Correios.

A Quadra de selos sobre a prevenção de incêndios nas florestas tropicais recebeu em 16 de julho, da Academia Olímpica de Vicenza, na categoria Proteção Ambiental, e o Prêmio Asiago de Arte Filatélica que constitui a maior premiação mundial na área de Filatelia.

Emitida em 1999 e confeccionada em papel reciclado, a quadra apresentava o primeiro selo no mundo a possuir odor e, no caso, de madeira queimada, alertando para o problema dos incêndios em nossas florestas

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2001
Inauguração, em janeiro, da agência dos Correios de Rio do Fogo-RN, concretizando-se o ideal de cobertura de 100% dos 5.561 municípios brasileiros. Nenhuma outra instituição nacional, jamais registrou algo parecido em termos de capilaridade.

Escolha do Bradesco como parceiro na implantação do atendimento bancário em agências dos Correios, o Banco Postal.

Lançamento do Serviço de Encomendas Expressas – Sedex 10, que veio garantir a entrega do objeto até as 10 horas do dia útil seguinte à postagem.

Lançamento de três projetos do e-Post: os “Quiosques de Acesso Público à Internet”, o “Endereço Eletrônico Permanente” (EEP) e o “Shopping Virtual dos Correios”.

Implantação do “Programa 5S” na Administração Central e em cerca de 60% das unidades dos Correios.

Assinatura, com o Ministério da Integração Nacional, do contrato que tornariam os Correios responsáveis pelo pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Renda, projeto que viria socorrer famílias de municípios em estado de emergência ou de calamidade pública, devido à estiagem.

Distribuição de 110,5 milhões de livros didáticos e 4,6 milhões de dicionários a 162 mil escolas públicas do País, em benefício de 31,9 milhões de estudantes. Os Correios integram o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Encontro Internacional de Filatelia no Brasil, voltado para a promoção do intercâmbio de experiências em criação, produção e comercialização de selos postais.

Instituição do Troféu Olho-de-Boi para o vencedor do concurso de melhor selo do ano, com o intuito de destacar a cultura e a produção filatélicas no Brasil.

2002
Lançamento do Banco Postal, uma iniciativa concebida com a missão de prestar atendimento aos milhões de brasileiros excluídos do sistema financeiro tradicional.

Implantação das formas de licenciamento do Diretório Nacional de Endereços (DNE), que consistiam no fornecimento de um CD-ROM contendo banco de dados atualizado com aproximadamente 690 mil códigos de endereçamento postal (CEP) em cerca de 814 mil registros.

Lançamento do PAC, modalidade de serviço de encomenda econômica não expressa dos Correios. O novo serviço foi criado para atender às empresas que não tinham urgência em suas remessas, mas exigiam economia, segurança, regularidade e confiabilidade.

Implantação das agências dos Correios Conveniência.
Criação da Ouvidoria dos Correios, importante passo na consolidação do relacionamento cliente/empresa.

Adoção de medidas para fazer valer o princípio dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). A primeira delas foi promover a coleta seletiva, que teve início na Administração Central, em Brasília-DF.

Instituição do Projeto Corporativo de Voluntariado, para estimular a participação dos empregados em ações sociais.

2003
Reestruturação do Telegrama para receber diferenciais tecnológicos significativos: as mensagens passaram a ser escritas a laser, sem palavras cortadas e com acentuação; o prazo de entrega passou a ser de no máximo duas horas e o usuário também podia optar pelo telegrama agendado, com data e hora de entrega.

Lançamento do CD-ROM e da cartilha Exporta Fácil. O material, distribuído gratuitamente, apresentava tudo que o pequeno exportador precisava saber para fazer negócios no exterior.

O apoio dos Correios ao Programa Fome Zero possibilitou a arrecadação e entrega de 615 toneladas de alimentos à população.
Lançamento do Cartório 24 Horas, uma parceria dos Correios com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). O Projeto centraliza, na Internet, a solicitação e emissão de certidões, com entrega dos documentos em domicílio.

Os Correios foram agraciados por emissões com várias premiações internacionais na Malásia, na Inglaterra, e na China.

Conquista do Ouro no III Festival do Anuário de Publicidade de Brasília, Categoria Web, conquistado pelo hotsite Golfinhos do Brasil.

2004
Lançamento do serviço Correios Entrega Direta, que veio introduzir um novo conceito em distribuição de publicações periódicas, tais como revistas, guias, anuários, catálogos, boletins, listas telefônicas e jornais.

Lançamento, simultâneo, do Sedex Hoje e do Sedex Mundi. O primeiro oferecendo entregas no mesmo dia da postagem e o outro, por sua vez, expandindo a atuação internacional dos Correios.

Oficialização do patrocínio à Confederação Brasileira de Futebol de Salão. O acordo beneficiaria não só a seleção masculina adulta, mas se estenderia a todas as outras categorias.

Inauguração do terminal da Rede Postal Noturna (RPN), no aeroporto de Salvador-Ba nas comemorações dos 30 anos da Rede.
Lançamento da mais nova versão do Sistema de Gerenciamento de Postagens (SIGEP), software gratuito oferecido pelos Correios aos clientes que, mediante contrato, efetuam postagens regulares e expressivas de Encomendas e de Correspondências Registradas.

Lançamento do programa “Importa Fácil Ciência”, uma conquista dos cientistas e pesquisadores brasileiros, destinado a simplificar e baratear o processo das importações de máquinas, equipamentos e insumos para uso em pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia.

Criação do Correio Híbrido Postal (CHP) atendimento de última geração, voltado ao mercado corporativo que movimentaria grandes volumes de postagens.

Lançamento de uma nova ferramenta de endereçamento on-line. O Endereçador que permite a qualquer pessoa gerar etiquetas e rótulos de endereçamento padronizados.
Assinatura do convênio entre os Ministérios da Saúde e das Comunicações, colocando os Correios em campanha a favor da amamentação. O “Projeto Carteiro Amigo” disponibilizou dez mil carteiros voluntários, nas ruas de todo País, para conscientizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno.

Premiação do site dos Correios com o recebimento do Prêmio iBest 2004 de melhor portal eletrônico do País em Serviços ao Consumidor.

Realização da Brapex, a maior mostra filatélica do País. A primeira etapa foi realizada em São Paulo e a segunda, em Curitiba, com o objetivo de difundir o selo em suas múltiplas funções: institucional, cultural e mercadológica.

2005
Inauguração do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) da Empresa, concebido para atender ao aumento do tráfego regional de objetos postais, em Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás.

Implantação do Sistema de Automação da Rede de Atendimento (SARA) na milésima agência, em Oeiras, no Piauí. Com a instalação, a agência passou a operar com o novo sistema on-line, de forma integrada em todo o Brasil.

Inauguração, em Brasília, do Centro de Distribuição (CD) Oeste. Por meio do Programa Novo Modelo de Suprimento, os Correios centralizaram os almoxarifados regionais em dois grandes Centros de Distribuição: o de materiais de consumo e o de produtos.

2006
Assinado, no dia 22 de fevereiro, o novo Acordo de Cooperação entre os Correios e o Banco do Brasil, com o objetivo de promover a integração dos serviços Exporta Fácil, da ECT, e o Balcão de Comércio Exterior do BB,

Recebido pelos Correios, no dia 19 de dezembro, pela segunda vez, o Certificado Top Consumidor 2006 – Excelência no Atendimento e Respeito ao Consumidor, oferecido pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (Inec), em parceria com a revista “Consumidor Teste”.

2007
Inauguração, no dia 8 de maio, do Centro Operacional e Administrativo dos Correios (COA), em São José, Santa Catarina.

Aprovação, no dia 13 de agosto, da reestruturação organizacional da Administração Central da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Concretização, no dia 13 de setembro, na 37ª Reunião de Diretoria da Empresa, da designação dos gestores para a nova estrutura organizacional da Administração Central.

Inauguração, no dia 5 de outubro, da Central Braille dos Correios, no prédio-sede da empresa em Belo Horizonte para prestar o Serviço Postal Braille para todo o Brasil.

Correios vencedores do Prêmio Padrão de Qualidade B2B categoria Governo, uma promoção da Padrão Editorial, responsável pela publicação da revista B2B Magazine. A premiação aconteceu no dia 29 de outubro, em São Paulo.

Correios vencedores do Prêmio Intangíveis Brasil – PIB, na categoria “Setor Serviços”, no dia 30 de outubro a Empresa recebeu o prêmio em São Paulo.

Assinado, no dia 12 de novembro, entre os Correios e o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, convênio de cooperação técnica para implantação do projeto Protocolo Postal, para ampliar o acesso de toda a população à Justiça Federal.

2008
Assinado pelos Correios, no dia 27 de agosto, o “Protocolo Brasília”, juntamente com a Caixa, Serpro, Banco do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia e outros órgãos, durante a abertura do Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico 2008 (Consegi), cujo tema central foi “Tecnologia Livre a Serviço da Sociedade”, objetivando a adoção de padrões abertos em documentos editáveis de escritório.

Assinatura, em 11 de setembro, do acordo de cooperação técnica dos Correios com o Departamento de Polícia Federal, visando a uma atuação conjunta no combate às remessas ilegais de drogas e entorpecentes, via postal.