Período da Regência Joanina e Reino Unido 1808-1818

O Príncipe D. João, regente do trono português, por incapacidade mental de sua mãe, D. Maria I, foi obrigado a transferir-se para o Brasil com toda a corte, por causa das Guerras Napoleônicas. No período em que aqui ficou (1808-1821) fez do Brasil sede da monarquia lusitana e estabeleceu os correios interiores do Brasil e sua ligação com o Rio de Janeiro.

1808
A Família Real Portuguesa, acompanhada de grande comitiva, chegou ao Brasil em 7 de março, e o País passou da condição de colônia à de sede do governo português, localizada no Rio de Janeiro.

Foi estabelecida, no mês de julho, a ligação marítima entre a Inglaterra e o Brasil. A partida inaugural, no dia 14 daquele mês, se deu no Porto de Falmouth com destino ao Rio de Janeiro, passando pela Ilha da Madeira, por Pernambuco e pela Bahia. Na ocasião, o navio Walsingham era comandado pelo Capitão Roberts. Isso fez com que o Brasil substituísse o antigo serviço de Correio Marítimo com a Inglaterra, até então feito com Lisboa, em face da suspensão temporária, ocasionada pela invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
O Regulamento Provisional, da Administração Geral dos Correios da Coroa e Província do Rio de Janeiro, primeiro Regulamento Postal do Brasil, foi instituído em 22 de novembro, por D. Fernando José de Portugal, Marquês de Aguiar.

1812
Expedição, em 23 de setembro, do Aviso que fixava portes e determinava a nomeação de agentes de Correios no País.

1813
Estabelecimento dos Correios interiores da Bahia e do Maranhão, em 28 de junho.

1815
Em 16 de dezembro, elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve.

1817
Criação de um correio regular entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, executado pelo militar José Pedro César.

1818
Aclamação de D. João VI como rei em 6 de fevereiro.