Período da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos 1981-1999

1981
Criação do Serviço de Seguridade dos Correios (Postalis).

Inauguração do Edifício-Sede dos Correios na cidade de São Paulo e instituição do serviço de Documentos Achados e Perdidos.

1982
Implantação do Serviço de Encomenda Expressa Nacional (SEDEX) com prazo máximo de entrega de 24 horas (D+1) entre as principais capitais do País.

1983
Criação dos serviços Post-Grama, atual Faxpost, da Carta Eletrônica e do Aerograma Internacional.

1984
A ECT foi apontada como a Empresa de maior credibilidade em pesquisa realizada pelo instituto Gallup.

Eleição do Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Adwaldo Cardoso Botto de Barros, para presidir a Secretaria-Geral da União Postal Universal (UPU).
Criação do serviço de Correio Acelerado Internacional (Express Post).

1985
Início do serviço de Correio Rural.

Implantação do Franqueamento Autorizado de Cartas (FAC).

1986
Participação da ECT no Programa de Prioridades Sociais do Governo Federal e na distribuição de livros didáticos e tíquetes de leite.

1987
O Instituto Gallup atestou, em pesquisa, o alto índice de pontualidade e qualidade atingido pelos serviços da ECT.

O Serviço Acelerado internacional passou a chamar-se Express Mail Service, atualmente conhecido pela sigla EMS.

A ECT alcançou o primeiro lugar em produtividade, conforme a Revista Exame, edição Melhores e Maiores.
Foi criado o Telegrama Pré-datado.

1988
Criação do Comprovante de Franqueamento (CF); do serviço de Encomendas Internacionais com Declaração de Valor (Export Post) e da Caderneta de Poupança Postal.

Indicação da ECT, pela revista Exame, como a Empresa mais produtiva do setor público brasileiro, novamente.

1989
Inicio da implantação do sistema de franchising para as unidades de atendimento (agências) da ECT.

Criada a “Griffe Correios”.

Foram implantadas novas modalidades de SEDEX.

Reformulação da estrutura organizacional da ECT para tornar-se flexível e adaptável às necessidades da clientela, enfatizando uma postura de marketing mais agressiva visando cumprir sua meta prioritária: a satisfação do cliente.

Criação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

1990
Criação da Rede Postal Fluvial da Amazônia.

Redução do número de Diretorias Regionais a vinte e três.

1992
Inauguração do Espaço Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO'92-RIO).

Os Correios obtiveram 92 % de aprovação segundo pesquisa do IBOPE.

1996
Inauguração do terminal de carga da DR/Rio no Aeroporto do Galeão.

1997
Implantação do Programa de Qualidade Total, com vistas à formulação de princípios e adoção de uma nova política de gestão pela qualidade. Este Programa iniciou uma fase de mudanças na busca pela lucratividade e desenvolvimento da Empresa, pautados na plena satisfação de seus clientes internos e externos.

1998
Prêmio de Melhor Empresa de Serviços Públicos, concedido pela edição Melhores e Maiores da Revista Exame.

Início da implantação, em dezembro, do projeto de Caixas Postais Comunitárias: um novo conceito de atendimento caracterizado pela prestação de serviços básicos de interesse social, em distritos ou regiões urbanas de até 500 habitantes ou de difícil acesso.

1999
Inauguração, em 19 de março, do Centro Operacional de Recife-PE: o primeiro sistema de triagem automatizada de nova geração, garantindo maior agilidade ao trabalho de separação de encomendas e malotes.
Lançamento, no âmbito da Fenasoft em São Paulo, entre os dias 19 e 24 de julho, da agência virtual dos “Correios On Line” – um novo acesso aos principais serviços existentes em agências físicas como: Remessas de Cartas e Telegramas, Tabela de Preços e Tarifas, além da Busca Automática do CEP.

Inauguração, em 16 de setembro, do Terminal de Carga Aérea do Aeroporto Internacional de Brasília, constituindo a segunda maior base da Rede Postal Noturna (RPN) no País e ponto estratégico para o transporte aéreo de carga postal dos Correios.

Inauguração, em 20 de setembro, do Centro Operacional de Fortaleza-CE, concentrando, em sua área de 52 mil m², toda a estrutura de transporte e apoio, atendendo, assim, a demanda do Estado.

Implantação, em 15 de dezembro, do sistema de telefonia digital, tornando o Serviço de Telegrama Fonado ainda mais eficiente, melhorando a cobertura e a qualidade do serviço.
Inauguração, em 22 de dezembro, do Centro Operacional e Administrativo de João Pessoa-PB, registrando o esforço dos Correios em ampliar, reformar e melhorar sua estrutura física em diversos estados.

Implantação do conjunto de sistemas automatizados de triagem de objetos postais, com a inauguração, em 23 de dezembro, do Centro de Operações Postais (COP) de Benfica, no Rio de Janeiro que, na ocasião, constituía a terceira maior instalação do gênero do País e da América Latina.
Início da implantação, no primeiro semestre, do Sistema de Captação de Dados nas Agências (Scada) e do Sistema de Automação de Agências (SAA), que vieram poupar tempo para o cliente e para os Correios, simplificando rotinas e diminuindo erros operacionais.
A ECT foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, organizado pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura, em prol da preservação da cultura brasileira.

As iniciativas na área de qualidade e melhoria de desempenho garantiram aos Correios duas medalhas no Prêmio de Qualidade do Governo Federal.