Dicas de Motivação e Sucesso

Quem é professor Marins?

Luiz Almeida Marins Filho (21/09/1949)

 

- Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University - School of Behavioural Sciences) sob a orientação do renomado antropólogo do Ceilão (Sri-Lanka) Prof. Dr. Chandra Jayawardena e na Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartmann;

- Licenciado em História (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba); estudou Direito (Faculdade de Direito de Sorocaba); Ciência Política (Universidade de Brasília - UnB); Negociação (New York University, NY, USA); Planejamento e Marketing (Wharton School, Pennsylvannia, USA); Antropologia Econômica e Macroeconomia (Curso especial da London School of Economics em New South Wales) e outros cursos em universidades no Brasil e no exterior.

- Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - 1972-1982), lecionando Ecologia Humana e Antropologia. Foi o primeiro professor a implantar e lecionar a disciplina e o estudo de Ecologia Humana no Brasil - Estudos Ecológicos em Antropologia, em 1974-1975, época em que a Ecologia era pouco estudada nas universidades brasileiras;

- Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, lecionando Humanidades (FATEC-SP - 1974-1977); Professor Titular da Faculdade de Engenharia de Sorocaba lecionando Ciências do Ambiente, (1977-1983); Professor Titular da Universidade de Sorocaba, lecionando Antropologia (1998-2000) e Professor Convidado em cursos de Pós-Graduação em Universidades e Faculdades no Brasil e no exterior;

- Técnico em Contabilidade (1967) e Professor Diplomado de Ensino Fundamental (1967);

- Chefe da Divisão de Tecnologia Educacional e Coordenador dos Assuntos da Amazônia do CENAFOR - Centro Nacional de Formação de Pessoal para a Formação Profissional - MEC/Brasil /ONU/OIT/PNUD - Projeto BRA/72 - (1974-1976);

- Secretário de Educação e Saúde de Sorocaba, SP, (1977-1981), e Secretário de Coordenação e Planejamento de Sorocaba, SP (1981-1983), implantou, em 1977, juntamente com técnicos de sua secretaria, o primeiro programa público de Educação Ambiental do Brasil, com programas para toda a população e elogiado pela WWF - World Wildlife Foundation - e que existe até os dias de hoje. Na mesma ocasião ajudou a fundar a Sociedade de Zoológicos do Brasil - SZB - que teve sua primeira sede em Sorocaba, SP;

- Presidente das empresas Consortium System (Nova York) e Triangle Freightliner of Raleigh (Carolina do Norte) nos Estados Unidos (1989-1995); e membro do conselho diretor da Global Transport Traders. Reading, Pensilvânia, EUA - 1990-1995);

Autor de 27 livros: (Os livros, por ordem de edição):

  • 1. MARINS, Luiz. Algumas Notas Sobre Direito Primitivo. São Carlos: UFSCar, 1973.

  • 2. ___. e MARINS, Ana Cristina Grieco Cruz. Alguns Dados Sobre o Folclore Nacional. São Carlos: UFSCar, 1974. (*)

  • 3. ___. Socorro! Tenho um Sócio. São Paulo: Harbra, 1985.

  • 4. ___. Administrar, Hoje. São Paulo: Harbra, 1988.

  • 5. ___. Socorro! Preciso de Motivação. São Paulo: Harbra, 1994.

  • 6. ___. Help! I´ve Got a Partner. London: Minerva, 1994.

  • 7. ___. Socorro! Tenho Medo de Vencer. São Paulo: Harbra, 1997. 

  • 8. ___. Profissão: Vencedor. Salvador: Casa da Qualidade, 1998.

  • 9. ___. O Poder do Entusiasmo e a Força da Paixão. São Paulo: Harbra, 1999.

  • 10. __. Momentos de Motivação e Sucesso. São Paulo: Commit, 1999.

  • 11. __. Socorram-me dos Meus Parentes. São Paulo: Harbra, 2001.

  • 12.__ . Acredite! Você foi feito para o Sucesso. São Paulo: Commit, 2002

  • 13. __. Livre-se dos Corvos. São Paulo: Harbra, 2002.

  • 14. __. Homo Habilis. São Paulo: Gente, 2005.

  • 15. __. Desmistificando a Motivação no Trabalho e na Vida. São Paulo: Harbra, 2007.

  • 16. __. Motivação & Sucesso /15 anos - 780 Mensagens. São Paulo: Anthropos, 2007.(**)

  • 17. __. Superdicas Para Ser Um Profissional Vencedor. São Paulo: Saraiva, 2008.

  • 18.__. Desmistificar a Motivação no Trabalho e na Vida. Lisboa: Pergaminho/Gestão Plus, 2008.

  • 19.__ et alli (14 autores). Superdicas para Ensinar a Aprender. São Paulo: Saraiva, 2008.

  • 20.__.Ninguém é Empreendedor Sozinho: o novo Homo Habilis. São Paulo: Saraiva, 2008.

  • 21.__.et alli (13 autores). Pensamento Estratégico para Líderes de Hoje e Amanhã.São PauloIntegrare, 2008.

  • 22.__ Só não erra quem não faz - e outros temas ilustrados para fazer pensar. São Paulo:Landscape, 2009.

  • 23.__ Projeto Cliente - uma metodologia simples para aumentar vendas, surpreender e encantar clientes. São Paulo:Harbra, 2009. 

  • 24.__ Cómo ser um profesional exitoso. Bogotá, Colômbia: Ed.Panamericana, 2010.

  • 25.__  e MUSSAK, Eugenio. Motivação - do querer a fazer. São Paulo/Campinas: Papirus 7 Mares, 2010.(**)

  • 26. __ Tudo o que é fácil já foi feito: refelexões de colaboradores e chefes sobre os novos tempos no mundo empresarial. São Paulo: Saraiva, 2012.

  • 27.__IL potere dell' enstusiasmo e la forza della passione. Itália. Taita Press, 2013.

- Através da Commit, Produtos Motivacionais, desenvolve produtos para a formação e aperfeiçoamento pessoal e profissional com foco em empresas e profissionais de todos os setores. É autor de mais de quatro centenas de DVD, fitas de vídeo e áudio sobre Motivação, Planejamento, Marketing, Vendas e Gestão Empresarial;

- Comentarista Empresarial e de Negócios da Rede Globo de Televisão - TV GloboNews - Programa Conta Corrente (1998-2000), tem atualmente o programa "Motivação & Sucesso com Professor Marins" na Rede Vida de Televisão todos os domingos das 19 às 19:30 horas, com reprise às segundas-feiras às 11:30 e às quartas-feiras às 13:00 e ainda participação semanal como comentarista e consultor empresarial no programa "Show Business" com João Dória Jr. na Rede Bandeirantes de Televisão - sábados às 20:15 horas e reprise em várias redes de televisão;

- Consultor e Conselheiro de empresas e organizações nacionais e internacionais desde 1984, através da Anthropos Consulting, tendo prestado serviços a dezenas de empresas nacionais e transnacionais dentre as 500 maiores empresas do Brasil (veja "clientes" neste site);

- Empresário, tendo empresas de sucesso nos ramos de agribusiness; (Universidade do Cavalo, Fazenda Chaparral); comunicação, marketing e produtos de formação profissional e motivação, (Commit, Produtos Motivacionais); consultoria, cursos e treinamentos empresariais  (Anthropos Consulting e Anthropos Motivation & Success) e varejo (Motivashop);

- Dentre as inúmeras homenagens e condecorações recebidas destacam-se:

  •  

    • Cavaleiro da Ordem do Mérito Militar, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, 2003;

    • Medalha  do Pacificador do Exército Brasileiro, 2002;

    • Cidadão Emérito do Município de Sorocaba, SP, agraciado pela Câmara Municipal de Sorocaba, 2000;

    • Paraninfo e Patrono de inúmeras turmas de formandos em universidades e faculdade em todo o Brasil, mesmo fora das áreas de antropologia e administração, destacando-se ter sido escolhido Paraninfo da Turma de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Minas Gerais em 1999;

- Presidente de Honra da Fundação Luiz Almeida Marins Filho (estabelecida em 1999). A Fundação LAMF foi um presente de seus amigos professores universitários ao Prof. Marins quando completou 50 anos. Realiza projetos comunitários tendo como foco e objetivo ENSINAR A APRENDER e já tem mais de 25.000 crianças em projetos de inclusão digital em escolas públicas de 1a. a 4a. séries com laboratórios de informática instalados;

- Presidente da ANTHROPOS CONSULTING (1984) e da ANTHROPOS MOTIVATION & SUCCESS (2001), empresas pioneiras na utilização da Antropologia no estudo e desenvolvimento empresarial.

O Prof. Marins não deixa de estudar. Até hoje participa, como aluno, de cursos e seminários. Realiza viagens de estudos e visitas a empresas e universidades. No mínimo, duas vezes ao ano, faz cursos em universidades e institutos de formação, no Brasil e no exterior, buscando seu próprio aprimoramento. Como professor, ele sabe da importância de se ter uma atitude de aprender, sempre. Tem participado de cursos e seminários sobre a China e Índia, inclusive os promovidos pelo Conselho Empresarial Brasil-China, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil.

Em março de 2006, prestou uma singular homenagem à HSM Seminários Internacionais, pelos 26 seminários e viagem de estudo que já participou desde 1991, entregando àquela empresa os 26 certificados, com uma carta de gratidão pela ajuda em sua formação. A HSM é a maior empresa mundial de seminários internacionais. Os professores da relação abaixo atestam a qualidade dos cursos e seminários. Hoje já são 32 os seminários que o Prof. Marins participou somente da HSM - fora outros cursos realizados no Brasil e no exterior.

O Prof. Marins não para de estudar.

Principais seminários e cursos atendidos pelo Prof. Luiz Marins:

1. The Competitive Company of the 1990s 
 Peter Drucker
 10/3/1991 

2. The Marketing Transformation 
 Regis McKenna 
 29/8/1991 

3. Intrapreneuring 
 Gilford Pinchot 
 03/10/1991

4. Maximarketing
 Stan Rapp 
 09/12/1991

5. Competitive Strategy 
 Michael Porter
 10/12/1991

6. Total Quality Service 
 Karl Albrecht
 09/4/1992

7. Alianças Estratégicas
 Jordan Lewis
 21/5/1992

8. Total Marketing 
 Philip Kotler 
 24/6/1992

9. Marketing de Guerra
 Al Ries
 28/7/1992

10. The Human Side of Quality 
 Claus Möller
 12/11/1992

11. The New Management and the New Company 
 Peter Drucker
 30/6/1994

12. Reinventing Strategy
 Michael Porter
 06/12/1994

13. Executive Study Tour  
 Visitas nos EUA:  Saturn Corporation  Andersen Consulting  3M  Hewlett Packard 
 08 a 15/11/1997 

14. The New Era of Competition 
 C.K. Prahalad
 02/04/1998

15. Conquistando e Mantendo Clientes na Nova Era
 Ben Shapiro
 12/5/1998

16. Competing Through People 
 Stephen Covey
 11/06/2002

17. The New Era of Competition II 
 C.K. Prahlad 
 03/12/2002

18. Expo Management 2002 
 Deepak Chopra, Michael Hammer,  Grady Means, Peter Senge, Scot Bedbury, Tom Peters, Adrian Slywotzky, Kevin J. Clancy, Paul Krugman
 6,7 e 8/11/2002 

19. New Direction in Marketing 
 Philip Kotler 
 2 e 3/07/2003

20. Expo Management 2003 
 Alvin Tofler, Hyrum Smith, Daniel Goleman, Malcolm Williamson, Don Peppers, Frank Maguire, Michael Porter, Jeffrey Sachs, Frederick Heichheld, Anita Roddick 
 3,4 e 5/11/2003 

21. II Fórum Mundial de Marketing e Vendas
Martha Rogers, Robert Dolan, Ben Shapiro, Richard Terrlink
28 e 29/6/2004

22. Expo Management 2004
Regis McKenna, Roger Merrill, Ram Charan,Jack Welch, Arie de Geus,Thomas Stewart,Tom Peters, Kenichi Ohmae, Ben Zander 
8,9 e 10/11/2004 

23.  Fórum Mundial de Estratégia e Marketing 
 Philip Kotler, Malcolm Gladwell, Das Narayandas, Michael Porter 
 29 e 30/6/2005 

24. Expo Management 2005
Peter Sealey, Rudoph Giuliani, Craig Venter, C.K.Prahalad, Blaine Lee, Tom Kelley, Spencer Johson, Fred Kofman, Jim Collins, Nando Parrado 
 7, 8 e 9/11/2005

25. Managing the Family Business
 John Davis
 15 e 16/3/2006

26. Fórum Mundial de Alta Performance
 Tom Peters, Frank Maguire, Howard Gardner, Ram Charan 
 23 e 24/3/2006

27. Expo Management 2006
06,7 e 8/11/2006 Malcolm Gladwell, Robert Kaplan, Jeffrey Joerres, Kevin Clancy, Jack Welch, Stephen Covey, Feargal Quinn, W.Chan Kim, Stephen Spinelli, William C.Byham

28. Special Management Program 
Um dia com Jack Welch 
Jack Welch
09/11/2006

29. Seminário Internacional Índia e China - Os desafios da competitividade
Conselho Empresarial Brasil - China
17/4/2007
30. Undestanding China and Índia
HSM - 22 e 23/5/2007

31. Expo Management 2007
5,6 e 07 de novembro de 2007
Michael Porter, Michael Eisner, Juan Henriquez, Chris Anderson, Alan Greenspan, Joseph Coughlin, Patrick Sweeney, Pankaj Ghemawat, Kevin Roberts, Anne Mulcahy e Ray Kurzweil.

32. Expo Management 2008
10,11 3 12 de novembro de 2008
Clayton Christensen, Philip Kotler, Henry Mintzberg, Joseph Stiglitz, Maurício Botelho, Muhammad Yunus, Jimmy Wales, Nassim Nicholas Taleb, Jeff Fettig, Daniel Esty, Stephen Covey, Scott McNealy

33. Seminário Internacional de Inovação em Vendas  - 21 de outubro de 2009 - com Neil Rackham, que é mundialmente reconhecido como mestre na aplicação de modelos estratégicos em Gestão de Vendas. Sua notoriedade internacional começou quando liderou a maior pesquisa já realizada sobre sucesso e efetividade em vendas. Esse projeto, apoiado por empresas líderes como Xerox e IBM, envolveu uma equipe de mais de 30 pesquisadores que observaram presencialmente mais de 35 mil interações de vendas em mais de 23 países. Como resultado, escreveu os clássicos SPIN selling, já traduzido em português, e Major account sales strategy.

34.Expo Management 2009 - 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro de 2009, com a participação de Christie Hefner; Claudio Fernández-Aráoz; Ira Jackson - The Drucker School; Jack Welch (videoconferência); Venkat Ramaswamy; Kenichi Ohmae; Rudolph Giuliani; Ian Ayres; 
Michael Porter; Bill Tancer; Paul Krugman.

Fonte: https://www.commit.com.br/autor/professor-marins/1