SAMU 192
O que é o SAMU?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192), é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde.
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer "lugar (cenário)":
- Residências
- Locais de trabalho
- Vias públicas
Criado em 2003, pela Portaria 2.048, inspirado no modelo Frances, o serviço é um dos componentes da Política Nacioal de Urgências, do Ministério da Saúde.
Como proceder à chamada?
Para que o Samu possa funcionar de forma apropriada é importante que você saiba utilizar o serviço. Ele deve ser acionado somente quando exister uma situação de urgência. Evite sobregarregar o sistema com outros problemas que não se caracterizam como tal. Oriente as pessoas, em especial as crianças, para que não façam trotres com este serviço.
- Se você identificar uma situação de urgência, disque 192. A ligação é GRATUITA.
- Identifique-se e diga qual é o problema que está ocorrendo com o paciente (ou vítima).
- Responda as perguntas efetuadas pela operador de telfonia de forma correta. Forneça: endereço completo, indicando pontos de referência de como chegar mais rapidamente.
- Quando estiver conversando com o médico procure informar para o mesmo, quem é a vítima, sua idade e o sexo. Faça observações também sobre doenças e medicações. Verifique ainda se a pessoa está acordada ou desacordada (para saber o nível de consciência), além de transmitir outras informações.
- Em caso de acidente, identifique quantas vítimas têm no local, se existe alguma pessoa "presa nas ferragens" e como e o que de fato acorreu. Siga os conselhos orientado pelo Médico Regulador, enquanto aguarda a chegada do socorro.
- Solicita uma outra pessoa para esperar e sinalizar para a ambulânicia quando a mesma estiver chegando ao local.
- Qualquer nova informação ligue novamente para o SAMU 192.
Quando chamar o SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratório.
- Em casos de intoxicação exógena.
- Em caso de queimaduras graves.
- Na ocorrência de maus tratos.
- Em trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto.
- Em caso de tentativa de suícidio.
- Em crises hipertensivas (Presão Alta).
- Quando houver acidentes/trauma com vítimas
- Em caso de afogamento.
- Em casos do choque elétrico.
- Em acidentes com produtos perigosos.
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
A Política Nacional de Atenção as Urgências
Tem como finalidade proteger a vítima das pessoas e garantir a qualidade no SUS. Suas diretrizes são: a UNIVERSALIDADE, a INTEGRALIDADE, a DESCENTRALIZAÇÃO, ao lado, da HUMANIZAÇÃO (HUMANIZASUS), a que todo cidadão tem direito.
A Política tem como foco cinco grandes ações:
- Organizar o atendimento de urgência nos Pronto-Atendimentos, Unidades Basicas de Saúde e nas equipes do Programa de Saúde da Família;
- Estruturar o Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (SAMU 192);
- Reorganizar as grandes urgências e os Prontos-Socorros em hospitais;
- Criar retaguarda hospitalar para os atendimentos nas urgências; e
- Estruturar o Atendimento Pós-Hospitalar.
Fonte: https://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=35632
e SAMU Metropolitano João Pessoa, Paraíba, Brasil.